Reflexão: corpo e mente saudáveis

Já faz um tempo que venho pensando nesse assunto mas nunca vinha a vontade de escrever sobre, mas agora deu vontade de falar depois do que aconteceu em Paris.

Aonde eu vou, eu costumo ouvir bastante as pessoas falando sobre a saúde do corpo delas. Pessoas fazem ginástica para se manter saudáveis, deixam de comer “porcarias” pra manterem seu peso e metabolismo balanceado, e diversas vezes eu ouço pessoas das geração X/Baby Boomers falando sobre como é importante se exercitar e ter um corpo saudável. Mas… ninguém fala sobre a saúde da mente…

Não me leve a mal, todo mundo devia se importar em ter um corpo saudável e devia fazer algum exercício físico regularmente, isso é extremamente importante, mas cuidar da sua mente é MUITO mais importante, e ninguém simplesmente liga pra isso. Porque eu acho mais importante? Porque se você não tiver um corpo saudável num geral a única pessoa prejudicada será você, agora se sua mente não for saudável não… pensamentos são contagiosos, e a mente tem um poder muito mais absurdo do que a maioria das pessoas sequer imaginam, muitas vezes o que os humanos pensam se tornam realidade, e boa parte dos problemas do mundo (preconceitos, fobias, intolerância, brigas, intolerância, falta de compaixão, etc…) surgem por causa do fato de que pessoas o suficiente tiveram uma mente doentia, e essa “doença” se espalhou pelas pessoas ao redor. O que quero dizer é, se as pessoas se importassem em CUIDAR de suas mentes, teria muito menos problemas nesse mundo.

Mas não, as pessoas tem muito pouco conhecimento sobre suas mentes. Muitas pessoas não sabem como frequências cerebrais funcionam e nem sabem distinguir o consciente do subcosciente… não sabem nem o que é mente crítica (que filtra o que deve entrar no subconsciente e o que não deve entrar. Assuntos extremamente importantes para entender a mente – como hipnose e mensagens subliminares – são vistas como tabu e não pouco discutidas, fazendo com que as pessoas não saibam nem como evitar serem exploradas por outros (você sabia que você entra num estado profundo de trance similar ao da hipnose pelo menos duas vezes por dia? Pois é… agora você sabe).

Eu sou uma pessoa que desde de 2013 para cá tive muito interesse em aprender mais sobre o cérebro humano e sobre psicologia. Embora eu não faça faculdade disso (quase fiz um semestre só pra ver como era, na verdade), eu tenho bastante interesse no assunto: acompanhei as video aulas do Crash Course Psychology, sou inscrito na feed do Mindvalley Academy (e só não compro seus produtos porque não tenho dinheiro pra tal) e estou sempre pesquisando coisa nova do assunto. E com isso eu tento dar meu melhor para ter uma mente saudável, mas eu percebo que a maioria das pessoas do mundo não são assim, e por causa disso acabam tendo diversos problemas sociais e de apredizagem.

Se as pessoas se importassem com sua mente, por exemplo, elas aprenderiam a ter um pensamento mais crítico e a ter controle do seu subconsciente para não deixar que pensamentos ruins que foram programados nelas tomem conta. Com isso, o preconceito seria menor, e a compaixão seria maior. Talvez conflitos e desastres como a que aconteceu hoje na França (e em outras regiões do mundo, como Lebanon e Baghdad) poderiam ser 100% evitadas com isso.

Mas infelizmente, enquanto os músculos e gorduras recebem toda atenção do mundo, os neurônios não recebem praticamente nenhuma, e enquanto as pessoas forem assim, a humanidade irá sofrer. Por causa disso, acho que a atenção que as pessoas deviam dar para suas mentes é muito importante agora, mil vezes mais do que para o corpo porque esse já recebe toda a atenção do mundo. As pessoas deviam valorizar mais esportes e jogos mentais também, do mesmo jeito que valorizam esportes físicos, pois isso daria mais prestígio para as pessoas por serem inteligentes. Parem de se preocupar apenas pelo peso e se preocupem pelo QI também (ou faça como eu que já faz anos que não testa nenhum dos 2 e apenas confia em si mesmo que deve estar fazendo um bom trabalho hue).

Bom, é isso, e até a próxima (que provavelmente será um post sobre Freedom Planet).

Deixe um comentário