3 motivos pelo qual o Nintendo Switch tem de tudo para se tornar o console mais bem sucedido dessa década

nintendo-switch

Em Março a Nintendo irá lançar seu mais novo console, o Nintendo Switch. Levando em conta tudo que foi apresentado até agora, esse console tem absolutamente de TUDO para ser o videogame mais bem sucedido dessa geração, pelos seguintes motivos:

1- O Nintendo Switch é tanto portátil quanto um console de mesa.

Nosso primeiro motivo leva em conta o cenário atual do mercado de jogos. A Nintendo sempre foi a líder do mercado de portáteis (3DS já vendeu mais de 60 milhões de unidades), e o mercado de consoles de mesa está decaindo. Hoje em dia computadores estão muito mais baratos do que antigamente, e até os computadores mais simples conseguem rodar alguns jogos dessa geração, então as pessoas estão aos poucos perdendo o interesse de comprar consoles para se jogar em casa. Com a proposta do Switch, as pessoas tem um motivo a mais para adquirir ele: jogar fora de casa. Une isso aos exclusivos que a Nintendo sempre teve e uma boa combinação dessa geração será comprar um Computador potente junto com um Switch.

5670100_sa

2- Diversas formas de se jogar

O design do Nintendo Switch permite diversas formas diferentes de controle. Você pode jogar sozinho em casa usando os dois Joy-Cons (o controle padrão do Switch) ou o Pro Controller, você pode jogar usando o sensor de movimento dos Joy-Cons de forma similar ao Wii (só que com muito mais precisão), ou você pode jogar com amigos, pois cada Joy-Con pode servir como um controle separado, e o console tem até mesmo uma tela de toque. O grande problema do Wii e do Wii U era que eles prendiam o jogador a um tipo específico de controle (Wiimote e GamePad, respectivamente), e esse problema não só não existe no Switch, como também é possível jogar praticamente de todas as formas que já foram possíveis em consoles Nintendo do passado.

3- Finalmente, um console que completa o ciclo e que é para todos

Uma teoria que eu tinha da Nintendo e seus consoles mais recentes é que ela tinha um plano de longo prazo para popularizar mais ainda videogames. O Nintendo Wii era o começo desse plano, criando um console que faria com que pessoas que nunca tiveram interesse por jogos começassem a jogar, e deu tão certo que afetou a indústria inteira e muitas empresas começaram a criar suas próprias ideias inspiradas nos conceitos do Wii para atrair mais e mais jogadores.

Entretanto, o Wii meio que queimou a imagem da Nintendo com os gamers que já existiam, pois era um console bem limitado quando o assunto era produzir jogos mais sérios/hardcores, perdendo muitos fãs antigos no meio do caminho. Por isso, 6 anos depois, ela lançou o Wii U, um console que foi uma tentativa da empresa de reconquistar a confiança do seus fãs de longa data ao mesmo tempo que tentava manter o novo público que ela tinha conquistado. Devido a um Marketing muito mal executado, a ideia não deu muito certo, mas ainda sim a empresa conseguiu mostrar que quando ela quer ela tem jogos de peso, trazendo títulos exclusivos como Bayonetta 2, Super Smash Bros, Pokkén Tournament, Splatoon e Star Fox Zero.

O Nintendo Switch é, finalmente, a última parte de seu plano. Agora que ela conseguiu unir dois públicos diferentes, a Nintendo deseja consolidar todo o trabalho dos últimos 10 anos em um console que vai agradar igualmente ambos os lados. O Switch é, pela primeira vez em muito tempo, um console para todos. Não importa se você gosta de jogos casuais ou complexos, ou se você gosta de jogar em casa ou na viagem para o trabalho/escola, ou se você prefere jogabilidade inovadora ou gráficos de alto nível, o design do Switch promete agradar a todo mundo, e aos poucos as pessoas vão começar a perceber isso e vão aumentar seu interesse pelo console.

Essa vontade de unir os dois públicos pode ser notada até mesmo nos jogos que foram revelados para o Switch. Super Mario Odyssey volta para as origens das versões 3D de Mario e trás de volta um sistema de jogo que agradou muito mais os fãs antigos da Nintendo, enquanto que Arms é um jogo que se inspira fortemente nos jogos de luta mais técnicos (como Virtua Fighter) mas que tem uma proposta tão simples que até quem nunca jogou um jogo na vida pode aprender a jogar em questão de minutos.

Conclusão

O Nintendo Switch é a parte final de um trabalho de mais de 10 anos da Nintendo para tornar videogames algo mais divertido e interessante para todos, e contanto que o console receba uma quantidade grande de títulos variados, certamente será o maior sucesso da indústria de jogos dessa década!

2 comentários sobre “3 motivos pelo qual o Nintendo Switch tem de tudo para se tornar o console mais bem sucedido dessa década

Deixe um comentário