Um novo jogo de luta em minha vida?

Recentemente eu estive pesquisando bastante sobre jogos de luta mais antigos, e em meio a tantos lançamentos previstos para 2016 e 2017, resolvi que quero ficar jogando um jogo de uma série antiga de jogos de luta. Antigamente eu era um jogador bem dedicado de jogos da Arc System Works, e por causa disso eu meio que aprendi a não ter hype por jogos que não posso jogar a versão completa ainda, e além disso essa é uma das poucas séries de f-games que ainda não tentei treinar nenhum jogo da mesma competitivamente, e estou bastante empolgado para tal.

Samurai_Shodown_V_Special_Logo

A série se chama Samurai Shodown, e depois de KoF deve ser a franquia da SNK com a maior quantidade de jogos (que eu me lembre de cabeça tem o 1, 2, 3, 4, 5, 5 Special, 6, 64 e Sen… é jogo pra caramba), e pelo que as pessoas dizem, a versão suprema da franquia é a 5 Special, que eu comecei a praticar essa semana no FightCade. O que chamou a minha atenção para essa franquia inicialmente foi que, além de ser um jogo de espadas (o que me faz lembrar de um Soul Calibur 2D), o jogo é inteiramente focado em Footsies e não tem quase nada de combo. É isso mesmo, é impossível linkar ou chainar normais em outros normais, fazendo com que a maioria dos combos sejam apenas hit confirms de normais em specials ou normais em supers, e mesmo esses não são tão comuns. Mas agora que comecei a jogar, descobri que o jogo tem muito mais atrativos.

Pra começar, o jogo lembra demais uma mecânica de jogo 3D em 2D. O que diferencia o 3D (e o deixa superior na minha opinião) não é a adição de um terceiro plano, mas sim, a quantidade absurda de opções que ambos os players tem ao mesmo tempo, e isso é algo que faz Samurai Shodown V Special se destacar. O jogo tem um botão próprio só para opções de movimentação, e não apenas é possível dar hops, deitar no chão e rolar, como também esses movimentos tem uma utilidade similar aos crushes e esquivas de jogos de luta 3D, o que é algo que achei fascinante. Além disso, o jogo tem uma opção universal chamada Deflect aonde você pode refletir um ataque do oponente, e a recompensa por ter conseguido acertar depende de qual ataque foi refletido, e existem inclusives ataques que não podem ser refletidos. Isso é, novamente, uma mecânica que amo em jogos 3D e que acho mais técnica do que um simples contra ataque que vence de tudo (tipo parry ou Just Defense), o que deixa o jogo muito interessante ao meu ver. Além disso, o jogo tem uma mecânica que permite desarmar o oponente e tornar todos os ataques dele ruins até ele conseguir a arma de novo, o que achei fascinante também.

Além disso tudo, Samurai Shodown V Special tem 28 personagens, e dizem que todos são viáveis competitivamente, e existem muitos personagens com jogabilidade bem únicas. A Rera é uma personagem de stance, aonde ela pode lutar de pé ou em cima de seu lobo. Já o Yunfei é um personagem com SETE airdashes diferentes, e numa partida de alto nível parece que você está vendo um personagem de Dragon Ball lutando. E tem também por exemplo a Mina, que luta usando um arco e fecha e que todos os seus normais de longe são projéteis. Adicione eles a um cast já diversificado de usuários de Katana, e você tem um jogo com bastante liberdade de estilo de jogo.

Enfim, é um jogo que to achando fantástico e que acredito que mais pessoas deviam dar uma chance. Se você sentiu curiosidade em conhecer melhor o jogo, dá uma olhada nesse video:

Tem também essa wiki do jogo, que explica de forma bem detalhadas as mecânicas e os personagens: http://wiki.mizuumi.net/w/Samurai_Shodown_V_Special

No momento estou jogando de Genjuro e Rera, e mal posso esperar pra masterizar esse jogo!

2 comentários sobre “Um novo jogo de luta em minha vida?

Deixe um comentário