Sobre eu não ter ido no Treta Pride

Esse é um post que fiz no Facebook a um tempo atrás. Estou postando aqui apenas para poder salvá-lo caso precise usar no futuro:

“Sobre eu não ter ido no Treta (versão Too Long, Don’t read no final):

Agora que o torneio já está acontecendo, acho que posso falar dissos sem problemas, o torneio não vai ser prejudicado por qualquer drama que possa vir a surgir por causa desse post. Inicialmente, eu estava com planos de ir no Treta esse ano, eu tinha um jogo que poderia jogar la (TTT2), tinha vontade de apoiar a cena, e achei o Treta em 2013 muito bom. Entretanto, diversas coisas aconteceram ao redor do ano que me fizeram no fim ter a decisão de não ir no Treta.

Pra começar, não tem nada a ver com as reclamações mais comuns que fazem de torneios (até pq acho a grande maioria delas mimimi demais). Atrasos? Não temos acesso ao código do tempo e espaço pra alterar o RNG dele, todo evento pode ter imprevistos. Consoles e monitores? Eu não ligo pra detalhes mínimos, não preciso de headphone pra jogar, não vou deixar de participar de um torneio só pq a TV tem 3 frames de lag (tanto é que as do Caramelo costumavam ter e só tenho a agradecer pela X-revolution por poder usar elas e ter um local pra jogar offline). O meu motivo pra não ir é falta de dignidade dos organizadores.

Em 2012 eles ERRARAM FEIO, o torneio tava com um problema TENSO de organização, qualquer um com um cérebro não pretencioso podia enxergar isso. Street Fighter 4 estava com 196 participantes, e eles queriam fazer o torneio em apenas uma bracket ao invés de dividir de pools. Isso foi estúpido, eu tentei falar pras pessoas na época que isso era estúpido, ninguém me ouviu e no fim o torneio foi todo muito desorganizado no geral e teve gente que tava jogando sua partida de madrugada por isso. Mas MESMO COM ISSO eu apoiei eles, eu fui em 2012 (decidi de ultima hora ir, mas eu fui) eu competi, eu ganhei partidas, eu perdi partidas, eu até eu até chorei de emoção, e mesmo com todos esses problemas, eu falei que ia em 2013.

Quando chegou 2013 eles ACERTARAM EM CHEIO, a organização do torneio estava MUITO melhor, e eles começaram a acertar em diversos pontos que erraram ano passado. O torneio foi num bom espaço, a organização foi muito melhor que no ano passado, houveram muitas melhorias na divulgação e no equipamento utilizado. Houveram problemas de atraso, e eu fui GRAVEMENTE prejudicado por isso, e houve também falta de dignidade por parte de alguns da equipe (que inclusive o giovane depois veio falar pessoamente comigo sobre isso e me pediu desculpas, e achei muito bacana da parte dele) de favorecerem o Street Fighter 4 e passarem melhores contra o Sakonoko no stream dos side games, que desde sempre estava programado para passar OS TORNEIOS SIDE, e com isso ATRAZAR tais torneios, mas mesmo assim, não considerei esses problemas grandes ao ponto de querer gerar drama por isso ou guardar rancor, e deixei de lado.

Depois chega 2014, o ano aonde não teve Treta. Não ter um Treta não foi um problema, aquele ano estava tenso mesmo pra organizadores por causa da copa e tal. Entretanto, eles foram enrolando o pronunciamento oficial, e só foram deixar pra divulgar uma nota definitiva de que não teria Treta EM SETEMBRO, O MÊS QUE TODO MUNDO ESPERAVA QUE FOSSE TER O EVENTO. Pessoas precisam comprar passagens de avião pra ir no evento, pessoas precisam se programar pra ir num evento, pessoas precisam reservar um hotel pra ir no evento. Deixar para ter um pronunciamento NO MÊS do evento é uma falta absurda de dignidade e respeito com os jogadores.

Mas novamente, isso por si só não seria problema o suficiente pra eu deixar de ir. Mas depois veio o lançamento do Guilty Gear Xrd, e o organizador do Treta (giovani) começou a falar que estava no hype pelo jogo. Até ai tudo bem, mas dai ele falou “joguem esse jogo, ele será o combustível da FGC e estará na line-up principal do Treta”. Isso vindo do cara que anos anteriores fez questão de dar como argumento para n botar certos jogos a cena com menos jogadores, e que FAZ QUESTÃO de chamar certos jogos como Side Tournaments, mesmo a definição original desse termo sendo “torneio organizado pela comunidade, e não pelo organizador do evento”, apenas para diminuir o “status” deles. Esse tipo de hipocrisia e favoritismo foi algo que achei ridículo, e que queimou DEMAIS a imagem dele comigo.

E como se n bastasse, veio o drama GRT com Treta, aonde por algum motivo ilógico a Get Ready foi tratada como vilão e o Treta como herói. Para quem não sabe, a Get Ready apareceu no começo do ano e anunciou o Get Ready Tournament, que ia acontecer em Setembro em São Paulo. Vendo isso, os staffs do Tretas ficaram inconformados e reclamaram que Setembro era a data do Treta (mesmo n tenho rolado nada ano passado e tendo prejudicado a Get Ready que respeitou isso), sendo que SERIOUSLY, a gente ja tava em Fevereiro e o pessoal do Treta ainda não tinha nem dado uma data oficial pro camp. QUEM GARANTE que eles não tinham nenhuma data ainda? QUEM GARANTE que eles falaram isso apenas pensando em si próprios e que na verdade n tinha nada marcado ainda? Essa falta de transparência deles é algo que me irrita demais, e que no fim, me fez perder qualquer vontade de ir esse ano.

Não é um boicotar, não é um falta de ter condições, mas sim falta de vontade de ir, pela falta de dignidade da organização. Se em 2015 o evento voltar a ser mais decente, eu vou, mas por enquanto, tenho certeza que meu sábado foi mais bem aproveitado jogando uns contras com um bro meu q n via a anos, e que meu domingo vai ser mais bem aproveitando ensinando matemática para minha prima.

TL;DR, não fui no Treta pela falta de dignididade dos organizadores, e espero que eles tomem juízo ano que vem e se tornem mais dignos do título que tentam carregar de melhor e maior torneio do Brasil.”

Bom, é isso, fui!

2 comentários sobre “Sobre eu não ter ido no Treta Pride

  1. Eu sei que na verdade só está fazendo desculpas ruins.
    Você só não foi porque eu não poderia jogar algo contigo em curitiba u.u
    AHSUAHUSHAUSHUAHSUHAUSHAHSU
    btw, 6o parágrafo : ATRAZO -> ATRASO

    Curtir

Deixe um comentário